A importância de um(a) nutricionista para o seu restaurante

A importância de um(a) nutricionista para o seu restaurante

Só na cidade de São Paulo existem 12,5 mil restaurantes com 52 tipos diferentes de cozinhas. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, são mais de 500 churrascarias, 250 restaurantes japoneses e 15 mil bares e lanchonetes.

São Paulo é uma das maiores capitais gastronômicas do mundo, mas também uma das mais criteriosas em matéria de higiene com comida. Tanto que é comum observarmos entre os noticiários, que a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, autuou ou até mesmo interditou restaurantes após uma fiscalização.

MAS MESMO SENDO UM LUGAR LIMPO, PODE SER AUTUADO?

Sim, porque muitas vezes, a documentação necessária NÃO ESTÁ OK, ou porque o empresário não aplicou os treinamentos necessários à sua equipe, que está manuseando os alimentos de forma errada e perigosa.

A forma como os alimentos são armazenados, preparados e passam por vários processos também pode estar errada. Dentre inúmeras outras situações bem complicadas e acredite: milhares de estabelecimentos se encontram em alguma destas situações. Isto interfere inclusive na sua saúde!

E se engana quem acha que esses procedimentos acontecem de forma isolada, são centenas de restaurantes autuados mensalmente só em São Paulo. Por tudo isso, será que estes estabelecimentos são autuados devido a uma fiscalização extremamente rigorosa e injustificada por parte da ANVISA?

A IMPORTÂNCIA DO NUTRICIONISTA NO SEU NEGÓCIO

O profissional de nutrição é o responsável por acompanhar cada etapa do processo durante o preparo do alimento em seu negócio. Ele prepara as tabelas nutricionais, auxilia na composição dos ingredientes, além de acompanhar boa parte do processo desde o recebimento da comida, passando pelo pré-preparo, armazenamento, preparo e o fluxo de distribuição.

O profissional também sabe como aplicar o Manual de Boas Práticas; o Pop’s; ministrar o treinamento de equipe, e as condições do equipamento adequado para cada função na cozinha e despensa. Tudo isso são algumas das exigências da ANVISA, só para que você possa trabalhar com comida.

Não, não é “frescura” nem invenção do governo. Isto vale para o bem de nossa saúde, visto que nos alimentamos desta refeição preparada ou vendida. Existem casos, por exemplo, de pessoas que investem valores muito altos em negócios próprios de alimentação, mas na hora se esquecem de documentações e certificações importantes. E tome multas salgadas e até interdição.

Ou simplesmente não têm o preparo e o treinamento adequados para exercer a atividade. Sem contar os equipamentos e instrumentações que não podem ser de qualquer material. Existem materiais recomendados até para os maquinários!

Por tudo isso, é muito importante divulgar ao máximo os cuidados necessários ao abrir um negócio de alimentação, todos os procedimentos desde os cuidados com a temperatura adequada dos alimentos até o treinamento em equipe.

Trabalha no ramo da alimentação? Pretende investir nisso? Que tal se assegurar dos procedimentos corretos para ter sucesso? Estou aqui para te ajudar. Fale com a gente no e-mail contato@consultoriaalimentar.com.br ou nos telefones:

Consultoria Alimentar – Unidade Tatuapé – São Paulo: 11 2091-1499 / 11 2295-0947 e 11 99228-8515.

Consultoria Alimentar – Unidade Vila Mariana – São Paulo: 11 3467-4625 / 11 3467-4631 e 11 98415-3780.