Alimentos inflamatórios e cuidados necessários com a saúde

Alimentos inflamatórios e cuidados necessários com a saúde

Muitos alimentos que consumimos são inflamatórios e por sua vez, podem acarretar em uma série de doenças, mas nós os comemos e nem imaginamos o quão perigosos eles são. Veja quais são eles:

por Consultoria Alimentar

Muito embora as pessoas consumam com certa frequência, alguns alimentos são potenciais causadores de processos inflamatórios no corpo e ninguém imagina que algum tipo de óleo ou carboidrato refinado seja tão perigoso.

Mas, o que é a inflamação?

Trata-se de uma resposta imune do seu corpo ativando as citocinas pró-inflamatórias. Uma forma dele se proteger no caso de você sofrer um acidente ou estar doente por um patógeno.

Desta forma, o seu corpo lhe ajuda a se defender de invasores como vírus e bactérias e ainda auxilia no processo de cura. É o que ocorre com relação a vermelhidão que se forma em volta de um machucado.

A ação das citocinas pró-inflamatórias é fundamental para nos defender, mas jamais devem persistir por muito tempo, pois podem levar ao desequilíbrio do nosso corpo.
E quais são os alimentos inflamatórios mais comuns?

Xarope de milho ou açúcar com alta concentração de frutose ou glicose

A sacarose (açúcar refinado) e o xarope de milho possuem alta concentração de glicose e por isso, causam inflamação. Com o aumento das inflamações no organismo, o risco de desenvolvimento de doenças é maior.  Isto além de causarem danos graves podendo levar a alteração nos níveis glicêmicos.

A frutose, a sacarose e a glicose  em excesso aumentam os riscos de obesidade, câncer, doença renal crônica e diabetes.

Gorduras trans

Gorduras trans são também alimentos que causam inflamação. É o caso das margarinas e também dos alimentos processados, cujo objetivo da indústria é ampliar a sua vida útil nas prateleiras, dar crocância aos alimentos, etc.

Estes alimentos se tornam inflamatórios em razão da hidrogenação na sua composição, com o intuito de dar-lhes a instabilidade de uma gordura sólida e mais durável.

 

Óleos Vegetais

Ao contrário do que muita gente pensa, óleos vegetais não são saudáveis.

É o caso do óleo extraído de de sementes e vegetais com o auxílio de solventes tais como o hexano derivado do petróleo. Alguns exemplos típicos nos supermercados são óleo de canola, óleo de soja, óleo de amendoim, cártamo, milho e outros.

O óleo vegetal é rico em ômega 6, que se consumido em excesso na alimentação aumenta o risco de doenças.

Carboidrato Refinado

Farinhas refinadas para bolos, tortas e outras delicias da cozinha pode esconder um vilão por trás de cada inocente prato: o risco de inflamação e por consequência, uma série de doenças, por causa da ausência ou redução de seu principal ingrediente: a fibra e por ser pobre em vitaminas e minerais

A fibra promove a saciedade, controla o açúcar no organismo e alimenta as bactérias que ajudam o intestino a processar os alimentos. Sem as mesmas na farinha, o consumo de qualquer alimento oferece o risco de proliferação de bactérias intestinais inflamatórias no organismo, podendo acarretar em um quadro de obesidade e inflamação intestinal à pessoa.

Álcool

Quando consumido em excesso, o álcool pode trazer graves problemas , desde o aumento do peso, cirrose e o desequilíbrio da flora intestinal (disbiose).

A disbiose pode diminuir a absorção e síntese de vitaminas, comprometer a imunidade e vários processos metabólicos do nosso corpo.

 

Carne processada

Alimentos processados contém nitratos , nitritos e aditivos químicos que podem causar alterações inflamatórias que por sua vez, implicam em doenças. É o caso das salsichas, peito de peru, hambúrguer industrializado, dentre outros.

Estes alimentos inflamatórios são responsáveis por doenças como diabetes, infarto, câncer de estômago e de cólon.

Dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe da Consultoria Alimentar e nós lhe esclareceremos! Agende uma consulta, quem sabe não possamos lhe ajudar a viver com mais saúde e disposição.

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