Consultoria Alimentar: regras para venda de salgados congelados na quarentena

Consultoria Alimentar: regras para venda de salgados congelados na quarentena

A venda de salgados congelados impõe um série de regras estabelecidas pela ANVISA e que precisam ser seguidas. A Consultoria Alimentar auxilia a você nesse suporte:

por Consultoria Alimentar

A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é o órgão que monitora e assegura que as boas práticas na produção de alimentos seja uma rotina constante na vida de empresários e pequenos empreendedores. A Consultoria Alimentar, por sua vez, é uma Consultoria de Alimentos que tem a função de ajudar ao mercado a colocar em prática, todos os procedimentos que a ANVISA exige, até mesmo para aquela que está se tornando uma das “febres” do momento: a produção de salgados congelados.

Tudo de forma padronizada, para que o consumidor tenha garantida a qualidade do que compra e consome. Assim, por exemplo, é com os alimentos, sobretudo os salgados congelados que agora, em plena quarentena, estão sendo a salvação tanto das famílias que precisam complementar a renda, como daquelas que não dispõem de muita comida em casa e desejam ter um atrativo a mais para passar o tempo. É esse o público que a Consultoria Alimentar assiste e presta suporte.

A Anvisa está sempre buscando formas de atualizar-se quanto a produção e também na forma com avalia os riscos que uma determinada produção pode trazer a alguém. E portanto, a agência impõe padrões sanitários que devem ser seguidos em cada prática, até para quem produz salgados congelados. Essas regras garantem a segurança para os consumidores.

Nós, da Consultoria Alimentar, lhe apresentaremos cada uma, passo a passo, para que seu pequeno negócio de salgados congelados cresça e possa gerar empregos, não apenas durante a quarentena como também e principalmente o ano todo.

Consultoria Alimentar: Requisitos gerais e exigências mínimas

Boas Práticas de Fabricação: É o processo pelo qual o empreendedor se responsabiliza em impedir que o produto (salgados congelados) possua substâncias químicas, físicas ou biológicas prejudiciais à saúde, logo após ser embalado, transportado, armazenado, processado e conservado.

Saiba mais sobre as boas práticas no vídeo abaixo.

Regulamentos Técnicos: São as regras que a Anvisa dita em cada etapa do processo de produção dos alimentos. Nesse sentido, a Consultoria Alimentar é indispensável, pois pode ajudar ao pequeno, médio e grande produtor a garantir que os processos estejam de acordo com a lei. Uma pequena, mas promissora produção de salgados congelados, por exemplo,  precisará ter o controle dos contaminantes, aditivos alimentares, a informação nutricional complementar, a rotulagem de alimentos embalados, as características macroscópicas, microbiológicas e microscópicas e rotulagem nutricional de alimentos embalados, dentre outras regulamentações que os produtos devem seguir.

Veja mais nos vídeos abaixo:

Transporte e Armazenamento: No caso dos salgados congelados, a Consultoria Alimentar aconselha checar o tempo e a temperatura a que os alimentos serão submetidos. Isso desde o momento em que é feita a sua distribuição e entrega, de modo que não comprometa a qualidade do produto e a higiene. Conforme as regras da ANVISA, os salgados congelados devem ser mantidos em temperatura igual ou inferior a – 18º.

Manipulação dos Alimentos: A equipe que trabalhará tanto na cozinha como em um dos demais processos, não pode ter qualquer membro que apresente quadros de doenças contagiosas ou lesões cutâneas.

Veja mais sobre a manipulação dos alimentos nos vídeos abaixo:

Uniformização: A roupa de trabalho deve ser clara, sendo os cabelos presos e cobertos com touca, e as unhas deverão estar cortadas e sem qualquer esmalte ou base.

Estrutura do ambiente de trabalho: Portas e janelas devem ser seguras o bastante para impedir a entrada de pragas nos locais por onde o alimento vai passar. A Consultoria Alimentar orienta que seja feita a dedetização periódica todo mês.

E no caso de a receita incluir um “ingrediente” não convencional?

Neste caso, conforme exigência da ANVISA, a Consultoria Alimentar checa cada item dos ingredientes dispostos na receita, pois utilizar um ingrediente que não seja usado como alimento convencionalmente, só é possível quando se comprova a segurança de uso junto com os regulamentos técnicos.

Demonstrar nas avaliações que existe um bom motivo para se agregar aquele ingrediente à mistura, é portanto um dever do fabricante. Sem isso e sem o acompanhamento de uma Consultoria Alimentar responsável, é grande o risco de uma dor de cabeça maior.

Todo cuidado é pouco ao se empreender um trabalho com alimentos. É necessário estudo, planejamento e claro, uma orientação técnica e profissional de quem sabe como fazer você ganhar mais dinheiro e conquistar muito mais clientes de forma prática e segura. Trabalhar com salgados congelados é uma ótima ideia, desde que você conte com o apoio da Consultoria Alimentar!

Entre em contato com a Consultoria Alimentar!

Atendimento via What’s App 11 98525-1138 / 11 99228-8515.