Cuidados ao produzir ou comprar pães congelados

Cuidados ao produzir ou comprar pães congelados

É importante prestar atenção quanto ao preparo da massa e também quanto ao prazo de validade, sem contar a utilização dos fermentos certos. Há de se respeitar principalmente as normas dos órgãos competentes. Muita coisa precisa ser feita, antes de tirar o pãozinho do forno e levá-lo a qualquer balcão, mas calma: a nossa equipe vai te ajudar passo a passo

 

por Consultoria Alimentar

 

Trabalhar com alimentação exige enorme responsabilidade. Acredite, até para fazer pão!

Não é porque a receita é de família, que todos comem e ninguém “tem nada”, que dá pra fazer e colocar para vender. Muita calma nessa hora. O empreendedorismo é importante, mas sem informação e suporte, pode implicar em dor de cabeça.

Isto porque, por mais simples que seja a produção do alimento, tal tarefa necessita de todo cuidado em se tratando da delicadeza dos ingredientes, suas validades e temperaturas, e principalmente, os efeitos que poderão causar tão logo forem “devorados” por seus clientes. Imagine se todos comerem e começarem a passar mal?

Assim, seja em grandes panificadoras ou para vender em micro-padarias, bares e supermercados, é necessário diminuir ao máximo os riscos de uma intoxicação alimentar e outros problemas decorrentes do mau acondicionamento dos alimentos, da temperatura inadequada, dos tipos de fornecedor e até mesmo da falta de prática e conhecimento de quem entende da receita, mas não sabe como vender com qualidade.

NORMAS DIFERENTES DE OUTRAS INDÚSTRIAS

Se você acha que basta pesquisar na internet e vai encontrar a “receita” de como tomar estes cuidados e seguir os padrões, está enganado.

O setor de pães congelados, por exemplo, conta com uma série de determinações que devem ser seguidos à risca. Pão de alho, pão de queijo no micro-ondas, pão de queijo congelado no airfryer, pão integral, pão francês, dentre outros, exigem cuidados especiais, diferentes de outros tipos de segmento de comida e bebida.

Normas e cuidados que se não forem obedecidos, podem implicar em multas e portas lacradas pelos órgãos competentes.

Desta forma, a CONSULTORIA ALIMENTAR, por meio de seus nutricionistas, reuniu algumas informações sobre os cuidados que devemos tomar ao produzir pães congelados e comercializá-los. São apenas algumas informações, de forma a conscientizar para um cuidado e acompanhamento técnico, que promova maior efeito e sucesso nos negócios.

CONSULTORIA ALIMENTAR: Cuidados especiais ao produzir pães congelados

É preciso atenção no preparo da massa, para que não perca a qualidade ao congelá-la e nem que a mesma sofra contaminação no seu preparo e armazenamento.

Um dos conselhos no manuseio dos alimentos, é o de preparar a massa para congelar, da mesma forma como se esta fosse imediatamente ao forno. Depois, modele o pão no formato que deseja assar e embale rapidamente com a devida vedação, de forma que o ar não adentre no produto. Com um rótulo à mão, etiquete os pães conforme a receita para identificá-los mais tarde.

IMPORTANTE: Não se esqueça de acrescentar na etiqueta:

– a data em que foram produzidos;
– a data de validade do pãozinho, e
– o tempo de duração enquanto estiver congelado.

Lembrando que um pão congelado não pode ter validade superior a 3 meses.

Para que o pãozinho também atinja o tamanho esperado, antes de congelá-lo, não é recomendável deixar a massa crescer muito. Se a massa crescer exageradamente antes de ser embalada e congelada, não renderá um pão tão fofinho ou grande como na propaganda, quando finalmente for levada ao forno.

Para que isso não ocorra, deve-se utilizar fermentos com ação mais lenta, ou seja, que demorem para agir até o momento de assar o pão. Se você utilizar fermentos de fermentação rápida, estes poderão ter efeitos alterados no congelamento. UMA DICA: escolha sempre o fermento biológico seco, especial para pães salgados.

NUNCA SE ESQUEÇA de procurar o auxílio de um profissional para que o seu negócio respeite as normas vigentes E SIGA OUTROS PADRÕES DE QUALIDADE NÃO IDENTIFICADOS AQUI. Marque uma visita técnica, descubra mais sobre como oferecer o melhor produto a seus clientes. O retorno vai valer a pena.

Dúvidas? Enviem suas perguntas nos comentários ou para o e-mail contato@consultoriaalimentar.com.br e marque uma visita de nossa equipe no seu estabelecimento.

 

__________________________________________________________________________________________________________________