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Alimentação Saudável

 

 

Uma alimentação equilibrada é aquela que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.

Importante:

  • Coma pelo menos um alimento de cada grupo em cada refeição. Quanto mais variada sua alimentação, mais saudável ela será.
  • Evite o uso freqüente de alimentos gordurosos (frituras, torresmo, pele de frango, couro de peixe, banha, carne de porco.
  • Não coma em exagero,aumente o consumo de fibras.
  • A atividade física podem contribuir de forma significativa na melhora da qualidade de vida, auxiliando na redução do colesterol ruim (LDL), na manutenção do peso corporal, na redução do risco de doenças crônico-degenerativas, proporcionando assim, mais saúde ao organismo.
  • Consuma no mínimo 2 a 3 litros de água por dia.
  • Faça no mínimo 5 refeições diariamente.

Pirâmide Alimentar

A pirâmide alimentar foi desenvolvida por cientistas que estudaram a alimentação de populações consideradas saudáveis, ou seja, nessas populações o índice de doenças ligadas à alimentação era muito baixo. Atualmente a pirâmide é o esquema alimentar mais aceito em nível mundial.

O espaço que cada grupo ocupa na pirâmide está associado a proporção que eles devem ser incluídos na nossa alimentação diária.

Os óleos e gorduras  ocupam só a pontinha da pirâmide , devem ser ingeridos em pouca quantidade durante o dia. Mas não corte radicalmente as gorduras da sua alimentação, elas participam da formação das nossas células, na formação de hormônios, 60% do nosso cérebro é gordura!

O grupo do leite e seus derivados-consumo 2 a 3 porcões por dia.

O grupo das carnes e o grupo das leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico,...) e oleaginosas (castanha, nozes, amendoim). As proteínas desempenham uma função construtora no nosso organismo,  formação das unhas, cabelos, regeneração e formação da pele, formação de hormônios. As oleaginosas, além de valor protéico, contém gorduras essenciais a nossa saúde-consumo 2 a 3 porções por dia.

As frutas e verduras  tem alto teor de vitaminas e minerais  e auxiliam na prevenção e no tratamento de várias doenças. As frutas e verduras também são boas fontes de fibras dietética-consumo 2 a 4 porções por dia.

Na base da pirâmide estão os  pães, massas, batatas, arroz, entre outros, são alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos podem ser simples (açúcares) ou complexos (amido), sua função é fornecer energia ao nosso corpo-consumo 6 a 11 porções por dia dependendo da atividade física.

Diabetes

Doença provocada pela deficiência de produção e /ou ação da insulina,que leva a sintomas e complicações crônicas.

Tipos de Diabetes

Diabetes Tipo 1

Aparece como resultado de uma destruição das células beta produtoras de insulina por engano, pois o organismo acha que são corpos estranhos. Isso é chamado de resposta auto-imune..

Encontram-se vários fatores que parecem estar ligados ao diabetes tipo 1. Entre eles incluem-se a genética, os auto-anticorpos, os vírus,e os radicais livres do oxigênio.

Diabetes Tipo 2

Possui um fator hereditário maior que no tipo 1.  Há grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos.
Suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea. Esta é uma anomalia chamada de "resistência insulínica".
O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico, necessitar de medicamentos orais e,  a combinação destes com a insulina.  

Diabetes Gestacional

Na gravidez, duas situações envolvendo o diabetes podem acontecer: a mulher que já tinha diabetes e engravida e o diabetes gestacional. O diabetes gestacional é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto.

Sinais e Sintoma do diabetes

Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar:

  • Muita sede;
  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);
  • Fome exagerada;
  • Visão embaçada;
  • Infecções repetidas na pele ou mucosas;
  • Machucados que demoram a cicatrizar;
  • Fadiga (cansaço inexplicável);
  • Dores nas pernas por causa da má circulação.

Em alguns casos não há sintomas. Isto ocorre com maior freqüência no diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença. Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nas mãos e pés.

Portanto, é importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade,com histórico familiar, sedentário, HDL baixo, Triglicerídeos elevado, hipertensão arterial.

TRATAMENTO

  • Dieta
  • Atividade Física
  • Hipoglicemiantes orais e insulina se necessário
  • Controlar o peso
  • Controlar a pressão arterial
  • Evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas (cortiso-na, diuréticos Tiazídicos).

Dicas de Alimentação