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Alimentos Funcionais

 

 

São os alimentos funcionais, capazes de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos úteis na manutenção da boa saúde física e mental.

 

Confira alguns desses alimentos e suas principais propriedades:

Cereais integrais e farelo de trigo

As fibras desses alimentos retardam a absorção de açúcar pelo organismo, contribuindo para a diminuição das altas taxas de glicemia em diabéticos. Além disso, regulam a função intestinal, servindo de auxiliares nos processos de emagrecimento, e ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Legumes, frutas e verduras também são excelentes fontes de fibras.

Tomate

Rico em licopeno. Estudos afirmam que a substância tem importante papel na prevenção do desenvolvimento de alguns cânceres, como o de mama. Sua ação na prevenção de doenças cardiovasculares devido a seu alto poder antioxidante já foi também descrita. Outros alimentos ricos em licopeno são a melancia, a goiaba vermelha e a pitanga.

Soja

Através das isoflavonas, é possível se proteger contra as altas taxas de colesterol. A substância também tem efeito protetor contra o câncer. É uma boa fonte de proteína, ferro e fibra.

Óleos de girassol e canola e azeite de oliva

A gordura vegetal (desde que não submetida a altas temperaturas) desses óleos ajuda a baixar os níveis do mau colesterol e a prevenir a arteriosclerose.

Salmão, atum e sardinha

Ricos em Õmega 3, esses peixes de água fria são aliados na prevenção de doenças cardio-vasculares, pois aumentam o fluxo sangüíneo. Controlam também a pressão arterial e ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim.

Chá verde, chá preto

Fontes de polifenóis, esses chás têm capacidade antiinflamatória, além de possibilitarem a diminuição dos riscos de doenças coronarianas e de câncer.

Benefícios

O acréscimo de valor funcional aos alimentos é uma importante e possível realidade. Já é possível encontrar em nossas prateleiras bebidas lácteas que agem na regularização do intestino e margarinas capazes de ajudar no controle dos níveis de colesterol no sangue.

Novos hábitos alimentares são importantes não só para ter uma vida saudável hoje, como também para garantir uma qualidade de vida no futuro.

Os alimentos funcionais são grandes aliados. No entanto, são somente auxiliares e não provocam milagres. É importante lembrar que para uma boa e duradoura saúde, é necessário ter uma dieta equilibrada e realizar com freqüência exercícios físicos.

Dicas de Alimentação