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Omega 3

Os ácidos graxos ômega 3, como o ácido alfa-linolênico, o ácido eicosapentanóico e o ácido docosahexanóico, são essenciais ao organismo.

É necessária a ingestão desse nutriente, por meio dos alimentos ou, em alguns casos, com suplementos em cápsulas.

Os benefícios do omega 3 incluem:

- Atividade antiinflamatória;

- Atividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos);

- Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e redução da pressão arterial;

- Os benefícios do omega 3 estendem-se para a redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:

- Diabetes;

- Acidente vascular cerebral (derrame);

- Artrite reumatóide;

- Asma;

- Síndromes inflamatórias intestinais (colites);

- Alguns tipos de câncer;

- Declínio mental.

Alimentos fontes de Omega 3 São:

- Atum;

- Areque;

- Bacalhau;

- Cavala;

- Sardinha;

- Salmão.

Outras importantes fontes de omega 3:

- Semente de linhaça; castanhas e nozes, óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola) e vegetais de folhas verdes escuro.

Recomendação

Recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 porções de peixe por semana e outras fontes de omega 3.

Apesar de os benefícios do ômega 3 serem comprovados cientificamente, seu consumo numa dosagem muito além daquela encontrada nos peixes preocupa os pesquisadores, pois ainda não se sabe que efeitos essas altas doses podem ter no organismo a longo prazo.

Vale ressaltar que qualquer suplementação deve ser feita sob orientação do nutricionista , para que seja calculada a dosagem ideal de acordo com as necessidades individuais.

Quanto as cápsulas e os óleos vegetais prensados a frio são fontes saudáveis de ácidos graxos essenciais.

O processo padrão de refino industrial pode alterar os ácidos graxos essenciais ,pode remover importantes elementos e agentes protetores naturais. Portanto, prensagem a frio é um o requisito básico para a obtenção de um óleo saudável e funcional.