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Alimentos para o Sistema Imunológico


As vitaminas, minerais devem ser consumidas com certa periodicidade. Devemos incorporar à dieta grãos, hortaliças frescas, frutas, nozes, sementes e outros alimentos ricos em fibras. Alguns alimentos prejudicam o bom funcionamento do sistema imunológico tais como: gorduras trans e saturadas, alimentos processados, além de refrigerantes.

Alguns alimentos importantes para sistema imunológico:

 

Substância Como atua Fontes
Vitamina
C
Aumenta a produção das células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. Goiaba, pitanga, agrião, caju, espinafre, fruta de conde, melão, Frutas cítricas (kiwi, limão, acerola, laranja), couve, brócolis, tomate, pimentão amarelo.
Condimentos ricos em vitamina C: açafrão, coentro, cravo-da-índia, gengibre, páprica, raiz-forte, salsa e tomilho.
Vitamina
E
Parte do sistema de defesa do corpo, interage com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante (o que retarda o envelhecimento). Germe de trigo, óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, abacate, gema, vegetais folhosos e legumes.
Condimentos ricos em vitamina E: açafrão,  louro, manjericão, manjerona, mostarda-branca, orégano e pimenta.
Vitamina
A
Tem ação antiinflamatória. Cenoura, abóbora, fígado, espinafre cozido, melão,  batata-doce, brócolis, papaia, manga, aspargo,  pêssego, beterraba, alho, alho porró,  broto de bambu, lentilha, melancia, banana, caqui, gema de ovo, damasco, cereja.
Condimentos ricos em vitamina A: alecrim, tempero chili, coentro, cravo-da-índia, estragão, hortelã-pimenta, louro, manjericão, manjerona, pimenta, raiz-forte, sálvia e segurelha.
Vitamina
B6
Excelente para aumentar a imunidade geral do organismo. Tem uma ação protetora contra o câncer, ajuda a controlar alguns tipos de diabetes e tem sido muito usada para aliviar sintomas da tensão pré-menstrual. Levedo de cerveja, lentilha arroz integral, semente de girassol, soja, germe de trigo,  banana, cenoura, abacate, melão, vísceras, peixe, galinha, gema de ovo, nozes.
Condimentos ricos em vitamina B6: alho, cebola, tempero chili, coentro, cúrcuma, estragão, gengibre, manjericão, manjerona, orégano, páprica, pimenta e sálvia.
Selênio
(Se)
antioxidante, imunoestimulante, desintoxicante e antiinflamatório. Frutos do mar, vísceras, alho, cebola, milho, cereais integrais, cogumelo, levedo, castanha do Pará e ovos caipira.
Condimentos ricos em selênio: alho, coentro, gengibre, mostarda-branca e salsa.
Zinco
(Zn)
Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Aveia, ostra, leite, gema, frutos do mar, espinafre, semente de girassol, cogumelo, gengibre. Condimentos ricos em zinco: aipo, anis, cominho, gengibre, manjericão, mostarda-branca, papoula.

 

Dicas de Alimentação