Esta ansioso ou estressado? Conheça os alimentos que podem te relaxar!

Esta ansioso ou estressado? Conheça os alimentos que podem te relaxar!

Muita gente cuja vida é bastante intensa, vive estressada e com os nervos à flor da pele, recorrendo à diversos calmantes para tratar o sistema nervoso. Contudo, alguns alimentos podem naturalmente, tranquilizar o pensamento e manter o corpo e a mente relaxados por muito mais tempo. Confira!

por Consultoria Alimentar

Você já parou para pensar no quanto você é um herói ou uma super-girl todos os dias? São diversos problemas enfrentados, além de pessoas demasiadamente estressadas, ansiosas, preocupadas e mau humoradas. Atualmente, tudo isso gera o estresse e a ansiedade, no trabalho e até mesmo no lar, que acabam com a nossa disposição e saúde em minutos.

Cobrança dos chefes, medo de perder o emprego com a crise, trabalho levado pra casa, receio da violência, contas do condomínio, prestação ou aluguel, escola dos filhos, má alimentação, tensões no trânsito ou no transporte lotado, tudo isso faz de você uma pessoa extremamente forte, porém, cansada, debilitada, esgotada.

Acontece que na vida real, ninguém é de ferro e sempre acabamos um pouco abatidos. É normal. O que não é normal é deixarmos de cuidar de nós mesmos, de nossa saúde física e mental. Para nossa sorte, existem alimentos que cuidam dos dois, sendo nutritivos e combatendo o estresse e a ansiedade. Sem contar que são muito saborosos.

Vejamos quais são esses alimentos que não podem faltar na nossa dieta diária:

LARANJAS


A laranja é uma fruta cítrica, rica em vitamina C e que possui potássio, cálcio e magnésio. Muitos nutricionistas recomendam o seu consumo uma vez ao dia, pois além de fortalecer o sistema imunológico.

ESPINAFRE


Rico em magnésio, este alimento também deveria ser consumido diariamente. O espinafre responde por 40% do magnésio que seu corpo necessita, para evitar fadigas e enxaquecas. Ocorre que o estresse esgota o magnésio do corpo, enquanto que o espinafre o repõe e mantém o relaxamento.

IOGURTE


Fermentado lácteo, o iogurte probiótico é o melhor derivado do leite, podendo aumentar a expectativa de vida e também, mantendo o cérebro em funcionamento adequado. Enquanto o estresse reduz a atividade metabólica e atrapalha o sistema nervoso, o iogurte possui propriedades que ajudam a produzir a dopamina e relaxar o corpo e a mente.

SALMÃO


Rico em Ômega 3, o salmão previne picos nos hormônios do estresse, adrenalina e cortisol, que deixam a pessoa completamente nervosa e alterada. Isto porque o ácido graxo do Ômega 3 é polinsaturado e controla a coagulação do sangue, afinando-o e auxiliando na construção da membrana celular do cérebro.

BATATA DOCE


Rica em todos os tipos de minerais e vitaminas, como a vitamina C, A, complexo B, ferro e magnésio, trata-se de um alimento excelente no combate à ansiedade e ao estresse. Fortalece o sistema imunológico e aumenta os níveis de energia no corpo.

ABACATE


Esta fruta trazida da Pérsia é rica em “nada mais, nada menos” que 14 minerais e ácidos graxos, sendo altamente benéfica à sua saúde. Possui vitaminas do complexo  B que ajuda a tornar saudáveis as células cerebrais nervosas. Aumenta ainda a produção de serotonina, que por sua vez, é o hormônio que combate o estresse e à ansiedade.

Estudos mostram que o abacate previne diversas doenças cardiovasculares, melhorando os níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuindo o nível de estresse oxidativo na corrente sanguínea.

MARISCOS

São os mexilhões, vieiras e ostras. Os chamados frutos do mar. Há quem os prefira crus com um toque de limão, ou como ingredientes de sopas e massas. De um jeito ou de outro, os mariscos combatem a ansiedade e o estresse porque são ricos em vitaminas do complexo  B, que reduz o estresse automaticamente. Também são ricos em Cromo, o que melhora bastante os nossos reflexos.

AMÊNDOAS

São as sementes crocantes da amendoeira, comum em vários doces. Repletas de vitamina B2, vitamina E, Magnésio e Zinco, também combatem o estresse e a ansiedade. Contudo, são bem calóricas, devendo-se consumi-las com moderação.Por isso, quando você encontrar alguém estressado ou ansioso, não brigue com esta pessoa: a convide para um almoço, um lanche ou mesmo um suco com estes ingredientes. Ela vai te agradecer depois, super calminha.

E não deixe de cuidar de você. Seja um super-herói cauteloso com sua dieta e saúde física e mental, afinal todos precisam de você inteiro! Envie-me suas dúvidas para contato@consultoriaalimentar.com.br ou nas mensagens abaixo.

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