Manipulação de alimentos: A higiene e outros cuidados

Manipulação de alimentos: A higiene e outros cuidados

Quem deseja montar um negócio no ramo de alimentação, seja um restaurante, uma lanchonete ou um food truck, deve entender que não é de qualquer maneira que se pode manusear os alimentos. Isto porque, ao profissional, não basta apenas ser bom com temperos e receitas, é preciso adquirir um treinamento mais complexo quanto ao manuseio destes ingredientes, a fim de que não hajam complicações com a lei, nem com a saúde dos clientes.

E para isso, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária é bem criteriosa e estabelece em uma de suas resoluções (RDC N° 216, de 15 de Setembro de 2004), uma série de procedimentos e normas que devem ser seguidos à risca, garantindo assim, a higiene no preparo das refeições.

Imagine você, que após tanto investimento, o seu estabelecimento não siga tais normas, certamente será autuado e poderá ter as suas portas fechadas. Isto significa jogar fora todas as suas economias, o seu sonho em ter um negócio próprio e progredir.

E não é para menos! Estamos falando de saúde e esta começa com a forma como nos alimentamos. Se nos alimentamos em um local que não segue estas normas de higiene estabelecidas pela ANVISA, como iremos desfrutar de uma vida mais saudável? Sem contar que todos os funcionários necessitam de treino para manuseio adequado destes alimentos. A Consultoria Alimentar pode te ajudar com isso e muito mais.

Quais os benefícios destas boas práticas?

Para o estabelecimento, é notável que os clientes voltarão a ocupar as mesas ou consumir os seus produtos das prateleiras dos mercados. E para que isso ocorra, é uma obrigação oferecer a melhor qualidade possível, principalmente na higienização.

Uma vez que o estabelecimento siga os critérios da ANVISA, os clientes almoçarão, jantarão e confraternizarão mais tranquilos. Mas, além disso:

  • O chefe demonstra também preocupação com o seu funcionário, motivando a equipe a dar o melhor de si. Isto faz com que todos tenham um propósito, fazendo o negócio crescer;
  • Os lucros aumentam e economiza-se com despesas desnecessárias (imagine, por exemplo, ser autuado, pagar dezenas de multas e ainda perder clientes?). Você não vai querer correr este risco, vai?;
  • Isto significa também menos exposição negativa na internet e redes sociais, em razão dos comentários pejorativos dos clientes, e
  • Prevenção das doenças DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos), bem como a contaminação provocados pelo ambiente e funcionários do estabelecimento.

     

E como se deve evitar a contaminação destes alimentos?

A Consultoria Alimentar oferece um completo treinamento a fim de que empreendedores e profissionais possam seguir todos os padrões determinados pela ANVISA e ainda conquistem seus clientes por isso.

No entanto, algumas dicas são importantes a qualquer pessoa, seja empresário ou consumidor. São estas:

  • Não deixe de lavar as mãos após usar o banheiro ou chegar da rua;
  • Não use anéis, pulseiras, brincos e correntinhas ao manusear alimentos;
  • Use roupa adequada (uniforme), que seja composto de luvas, touca, avental e outros.
  • Lave bem verduras, hortaliças e legumes com água corrente;
  • Mantenha os alimentos sob refrigeração certa,
  • Não use esmaltes e deixe as unhas bem cortas e rentes.
  • Lave facas, garfos, colheres e outros utensílios antes de usá-los, e
  • Acondicione os alimentos em ambientes e embalagens adequados.

Dúvidas? Encaminhe suas perguntas nos comentários abaixo e se preferir, marque uma visita, venha conversar conosco. A Consultoria Alimentar é o primeiro passo para que seu negócio tenha sucesso. Aqui, nós caminhamos lado a lado com você.

 

__________________________________________________________________________________________________________________