Não deixe de acrescentar o Ferro à sua alimentação!

Não deixe de acrescentar o Ferro à sua alimentação!

O mineral é indispensável à nossa sobrevivência. É o responsável, por exemplo, pela fabricação das células vermelhas do sangue que transportam oxigênio para o corpo. Contudo, muita gente sofre com a carência deste nutriente. Conheça mais sobre ele e os alimentos que podem te ajudar a suprimir esta falta!

por Consultoria Alimentar

Dentre os muitos nutrientes que o corpo absorve durante a alimentação, os minerais fazem parte de um conjunto indispensável, dividido em dois grupos que agem de forma conjunta e em equilíbrio: os energéticos e os construtores.

Esses minerais são o magnésio, Cálcio, Sódio, Potássio, Fósforo, Enxofre, Cloro, Ferro, Cobre, Cobalto, Iodo, Manganês, Zinco e Selênio. Juntos, estes minerais agem comprovadamente no corpo humano e no metabolismo.

IMPORTÂNCIA DO FERRO

Eles não atuam de forma isolada, como no caso das vitaminas. Eles combinam-se entre si e equilibram o funcionamento do corpo. Assim, ao mesmo tempo em que o cálcio age junto com o fósforo na formação de ossos e dentes; também atua com o magnésio na formação das células nervosas. Em conjunto, sódio, potássio, cálcio, fósforo e cloro, formam os fluidos orgânicos, e assim por diante.

O Ferro é um dos mais importantes minerais do corpo, sendo o responsável pela fabricação das células vermelhas, que transportam oxigênio à todas as células do organismo. É portanto, indispensável à vida, ao pleno funcionamento do corpo e de suas células. Porém, mais do que se imagina, inúmeras pessoas possuem deficiência deste mineral em sua alimentação, incluindo as gestantes. As crianças também são um grupo vulnerável, tanto que, campanhas governamentais já estimulam o consumo de alimentos ricos em Ferro.

AUSÊNCIA E EXCESSO

A ausência de Ferro na sua alimentação, pode implicar em fadiga generalizada, falta de disposição para trabalhar, palidez, apatia (crianças muito paradas) e dificuldade de aprendizagem. Se for consumido em excesso, pode se tornar tóxico à saúde, principalmente se ingerido na forma medicamentosa.

CONSUMO DIÁRIO

Na fase adulta, os homens precisam consumir 10 mg/dia, enquanto as mulheres necessitam de um pouco mais: 15 mg/dia. As gestantes precisam de 30 mg/diárias. Já as crianças, não podem deixar de consumir de 6 a 12 mg/dia, conforme orientação do nutricionista.

ALIMENTOS RICOS EM FERRO

– Vegetais verde-escuros (couve, espinafre e brócolis);
– Leguminosas (lentilha, feijão, grão-de-bico)
– Queijo de soja (Tofu)
– Carne vermelha;
– Quinoa, cereais integrais e aveia;
– Castanha de caju;
– Alga marinha arame
– Beldroegas cozidas
– Sementes de abóbora e gergelim;
– Tarine

– Ovo

Mantenha a sua saúde alimentar em dia, consulte um nutricionista a fim de detectar todas as carências em vitaminas e nutrientes de seu corpo. Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar! Envie as suas dúvidas nas mensagens ou no e-mail: contato@consultoriaalimentar.com.br
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