Quais os benefícios da pimenta para a saúde?

Quais os benefícios da pimenta para a saúde?

O sabor ácido da pimenta (verde ou vermelha) é causado por uma substância chamada capsaicina.

Os resultados demonstram que ela é uma substância ativa no tratamento de várias doenças, entre as quais a artrite reumatoide.

A capsaicina é um anticoagulante, auxilia no controle da pressão arterial, no controle do colesterol e evitando a formação de coágulos sanguíneos que podem provocar infarto, trombose e derrame cerebral.

Esta substância tem sido usada, também, na forma de creme ou pomada na medicina esportiva para tratamento de lesões, torções e nevralgias. Funciona bem para aliviar a coceira da pele e acalmar a dor provocada por herpes.

As pimentas vermelhas possuem um potencial antioxidante maior do que as pimentas verdes, além de conter bioflavonóides que auxiliam na prevenção do câncer, principalmente o câncer de próstata.

Por que ela é tão interessante para quem quer emagrecer?

Alguns estudos mostram que a adição de pimenta nos alimentos ajuda na digestão e na queima de calorias mais rapidamente, acelerando o metabolismo. As pimentas ardidas (verde e vermelha) possuem também grandes quantidades das vitaminas A e C.

A pimenta é considerada um alimento termogênico, o que significa que conseguem acelerar o metabolismo e auxiliar na perda de peso.

A capsaicina atue no sistema nervoso simpático aumentando a liberação de catecolaminas (noradrenalina e adrenalina), as quais atuam diminuindo o apetite e, consequentemente, a ingestão de carboidratos, lipídios e proteínas

O consumo de alimentos contendo a pimenta fortalecer o sistema imunológico contra a gripe e resfriados comuns

Quais os tipos mais consumidos e suas diferenças nutricionais?

As principais pimentas do gênero Capsicum produzidas no Brasil são: jalapeño, pimenta de cheiro, pimenta de bode, cumari-do-Pará, malagueta, dedo-de-moça, murupi, biquinho e cambuci ou chapéu de frade. A quantidade de capsaicinoides de cada uma destas pimentas varia de acordo com a ardência dos frutos, quanto mais picante, maior a quantidade do princípio ativo.

Dúvidas? Encaminhe suas perguntas nos comentários abaixo e se preferir, marque uma visita, venha conversar conosco. A Consultoria Alimentar é o primeiro passo para que seu negócio tenha sucesso. Aqui, nós caminhamos lado a lado com você.

__________________________________________________________________________________________________________________