Consultoria Alimentar: os cuidados necessários para o controle de estoque na Indústria

Consultoria Alimentar: os cuidados necessários para o controle de estoque na Indústria

O controle de estoque tem muito a ver com a qualidade do alimento na prateleira, e que chega na mesa do consumidor. Manter a qualidade na armazenagem exige técnicas, normas, experiência e uma Consultoria Alimentar responsável.

por Consultoria Alimentar

Trabalhar com estoque de comida é sempre um desafio, seja para empresas que ofertam comida processada ou in natura. O controle de estoque é algo essencial, que exige planejamento e muita lógica para evitar transtornos e aumentar o shelf life na prateleira. A Consultoria Alimentar faz isso por você.

Quer ver um caso comum? Uma indústria que produz massa para macarrão todos os dias e, para isso, utiliza ovos, o que é melhor: que os ovos cheguem a cada dois ou três dias ou que cheguem apenas uma vez por mês?

Se é necessário uma grande quantidade de ovos, está evidentemente, precisará ser estocada em ambiente com temperatura controlada e há possibilidade de boa parte deles estragar (o que implicaria prejuízo). Por outro lado, as empresas grandes não usam ovos in natura, mas sim liofilizados ou pasteurizados – o que requer uma série de outros cuidados. Por isso, o controle de estoque para que a prateleira tenha produtos com maior Shelf Life, depende de uma boa consultoria alimentar.

Assim, qual seria a opção mais inteligente: receber os ovos a cada dois ou três dias ou contar com uma Consultoria Alimentar que oriente a forma mais adequada?

Umas das melhores soluções para evitar esse problema é gerenciar o estoque por meio do método PVPS. Significa que os insumos que vencem primeiro no estoque são os primeiros a irem para a linha de produção. Com isso, não há risco de os produtos estragarem na prateleira.

Para manter o controle de qualidade sempre em alta no estoque, a Consultoria Alimentar promove algumas ações e orienta:

– ESCOLHA DO FORNECEDOR

Cuidado com a qualidade dos produtos e o comprometimento do fornecedor. Um fornecedor sempre deverá estar a postos para atender aos clientes e promover a entrega dos insumos nos prazos adequados.

Uma fábrica de geleias que usa frutas na produção, deverá contar câmara resfriada com controle contínuo de temperatura, além de uma estocagem especial se quiser ter as frutas sempre à disposição. Ou, contar com um fornecedor competente que supra as necessidades fabris no tempo certo.

– LIMPEZA NO ESTOQUE

Qualquer estoque precisa estar limpo, mas quando falamos de comida, esse ponto é fundamental. Manter o local de armazenamento limpo evita a proliferação de insetos e roedores que estão ali para se alimentar. E evita outras dores de cabeça com a ANVISA e futuros problemas.

– ATENÇÃO COM AS NECESSIDADES DE CADA ALIMENTO

Cada grupo de alimentos possui as suas necessidades em termos de estocagem, temperatura, condições de armazenamento, dentre outros.

Alimentos congelados precisam de temperatura -12 °C, enquanto os resfriados necessitam de temperaturas de apenas 5 °C. Já os produtos secos não devem ficar expostos a temperaturas elevadas, mas sim em locais com boa ventilação.

Para lidar com cada grupo do jeito certo, uma Consultoria Alimentar pode fazer toda a diferença – mesmo à distância.

– MANUSEIO DOS ALIMENTOS

Durante o trabalho no estoque, o alimento pode ser prejudicado pelo manuseio incorreto ou pelo movimento interno da mercadoria. Por isso, é muito importante que a mão de obra seja qualificada e receba treinamentos constantes sobre os processos que vão realizar, desde as rotinas de higienização pessoal e dos equipamentos usados durante o trabalho até como manusear produtos muito delicados.

– CUIDADO COM OS PRAZOS DE VALIDADE

Umas das melhores soluções para evitar esse problema é gerenciar o estoque por meio do método FIFO (First in, first out). A nossa Consultoria Alimentar já faz esse trabalho há muitos anos. Significa que os insumos que chegam primeiro ao estoque são os primeiros a irem para a linha de produção. Contudo, existem outros métodos que só uma consultoria alimentar experiente pode aferir.

– AUTOMATIZAÇÃO DE GESTÃO

Atualmente, a tecnologia disponível visa transformar o trabalho em processos mais produtivos e menos dispendiosos em tempo e recursos. A Consultoria Alimentar também acompanha esse desenvolvimento e ajuda aos empreendedores a implementarem-no nos seus negócios. Alguns softwares de gestão, por exemplo, ajudam a controlar o tempo gasto, bem como as mercadorias e insumos, e ainda promovem cálculos de eficiência e comparação de resultados.

A Consultoria Alimentar e sua equipe pode e está pronta para ajudar a sua empresa e principalmente você, empreendedor, a continuar vendendo seus alimentos com toda qualidade qua os consumidores e seus funcionários merece. O momento não é de pânico, nem de cruzar os braços, mas de ir à luta, investir e acreditar no próprio negócio, para garantir que a sociedade possa dar a volta por cima neste momento, da forma mais tranquila possível.

Procure a Consultoria Alimentar!

Atendimento via What’s App 11 98525-1138 / 11 99228-8515.