Tabela Nutricional é obrigatória por lei!

Tabela Nutricional é obrigatória por lei!

POR CONSULTORIA ALIMENTAR

Todo empresário que pretende produzir, na ausência do cliente, alimentos embalados para venda é obrigado a ter e a fornecer a tabela nutricional. E esta, não pode ser obtida de qualquer forma na internet muito menos “de graça”. Não caia nessa. Trata-se de um documento muito sério, exigido por Órgãos de Fiscalização e que, portanto, só pode ser elaborado por profissionais da área de nutrição.

Regulamentada desde 2001, a rotulagem de informações nutricionais é uma das condições obrigatórias a quem deseja trabalhar no segmento de alimentos. Tudo porque cresce a cada dia, a necessidade por parte da sociedade, de receber informações confiáveis acerca dos produtos alimentícios e líquidos, tanto do setor produtivo quanto dos órgãos de fiscalização do governo.

E não é para menos, afinal, é a garantia de que se está consumindo um produto que não implicará em quaisquer agravos para sua saúde.

A Resolução da ANVISA RDC  360/03  –  REGULAMENTO  TÉCNICO  SOBRE  ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS EMBALADOS torna obrigatória a rotulagem nutricional baseada nas regras estabelecidas com o objetivo principal de atuar em benefício do consumidor e ainda evitar obstáculos técnicos ao comércio.

Assim é, portanto, como manda a lei, no tocante à alimentos e bebidas embalados prontos, tanto para oferta ao consumidor final quanto no fornecimento para bares, lanchonetes, restaurantes, indústrias e outros. Por isso, a presença de uma equipe especializada em alimentação é essencial para qualquer negócio de comida. Sem contar outros cuidados.

E em uma tabela nutricional quais informações não podem faltar?

 

Todas as informações pertinentes com base em uma dieta de 2 mil calorias diárias, podendo ser maiores ou menores dependendo da necessidade de cada organismo. As informações que devem constar na tabela são: Valores energéticos; carboidratos, proteínas, gorduras totais (saturadas e trans); fibra alimentar, sódio.

Veja o modelo abaixo de uma tabela nutricional:

 

Portanto, se você vai produzir um alimento para venda em comércios ou para consumidores finais, e não quiser infringir a lei, entre em contato com a Consultoria Alimentar para preparar a sua tabela nutricional e conferir outros procedimentos importantes. Evite maiores problemas! A gente faz tudo isso por você e muito mais! Entre em contato:

Consultoria Alimentar – Unidade Tatuapé – São Paulo: 11 2091-1499 / 11 2295-0947 e 11 99228-8515.

Consultoria Alimentar – Unidade Vila Mariana – São Paulo: 11 3467-4625 / 11 3467-4631 e 11 98415-3780.