
Aprovada nova rotulagem de alimentos (Anvisa)
Uma das principais mudanças na nova rotulagem de alimentos (Anvisa) é a inclusão de uma lupa como sinal de alerta. Saiba mais:
por Consultoria Alimentar

Quase impossível ler os rótulos atuais!
Agora, com a nova rotulagem de alimentos (Anvisa), ignorar a tabela nutricional dos produtos no mercado ficará mais difícil.
Você costuma olhar a tabela nutricional dos produtos que compra nos supermercados? Não?
Cá para nós, a medida chega em boa hora, visto que muitas destas tabelas são praticamente ilegíveis!
Nestes casos, se você as ignora, está desculpado!
Rotulagem de alimentos (Anvisa)
Letras muito pequenas, cores berrantes e tamanhos quase imperceptíveis na embalagem. Assim não dá.
Contudo, no dia 7, a diretoria da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou o novo modelo de rótulo nutricional.
A nova rotulagem de alimentos (Anvisa) entrará em vigor daqui 24 meses – para grandes empresas produtoras de alimentos.
E em 36 meses, para empresas de pequeno e médio porte.
A principal mudança diz respeito ao acréscimo de uma lupa, na parte frontal das embalagens.
A lupa apontará a presença exagerada de gordura, sal, açúcar ou quaisquer ingredientes prejudiciais à saúde.
Tamanhos, cores e letras da nova rotulagem de alimentos (Anvisa)
Os atuais dísticos (forma como as informações são publicadas) também serão modificados para maior compreensão das informações e a leitura.
Hoje, os dispostos nas prateleiras não possuem um padrão de tabela nutricional. Estas, aparecem em tamanhos, cores e letras diferentes.
Com esta nova norma, as letras do rótulo de informação nutricional dos alimentos deverão ser pretas, estampadas em fundo branco e sofrerão um aumento de tamanho – corpo de 6 a 10.
As informações técnicas também serão modificadas. A nova tabela deverá apresentar a quantidade de açúcar total e a informação sobre a quantidade de açúcar adicionado, de forma bem clara e visível. As quantidades deverão ser de 100 gramas para sólidos ou semis-sólidos e 100 mililitros para líquidos.
Na parte frontal da embalagem
Na embalagem frontal, a lupa deverá seguir o mesmo padrão das informações nutricionais: imagem preta em fundo branco. O alerta deverá estar localizado na metade superior da embalagem, em uma única superfície contínua e ter a mesma orientação do texto das demais informações veiculadas no rótulo.
O tamanho do símbolo deve ocupar de 2% a 7% do painel principal da embalagem e varia de acordo com a quantidade de nutrientes críticos e com a dimensão do pacote.
Que tal a sua empresa sair na frente da concorrência e já começar a estampar os produtos com estas informações? Tais mudanças ocorrem para o bem do consumidor, que é o seu público alvo, então, porque não agradá-lo desde já e fidelizá-lo?
A Consultoria Alimentar está à sua disposição para orientar quanto a essa mudança e preparar a sua empresa para um novo mercado.
Entre em contato com a Consultoria Alimentar!
Atendimento via What’s App 11 98525-1138 / 11 99228-8515.