
Avaliação e qualificação de fornecedores: Como qualificar um fornecedor de comida ou bebida?
por Consultoria Alimentar
Ao se montar um negócio de comida e bebida, é necessário saber com quais fornecedores se pode contar. No entanto, como aferir a qualidade deles? O que representa essa qualidade, afinal? Segundo a NBR ISO 9000:2005, “qualidade é um grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”.
E quais seriam esses requisitos? Alguns deles são:
– Análise de Demanda
Verificar se o fornecer tem bastante procura no mercado. Desconfie se bem poucas pessoas fizerem negócio com ele. Alguma coisa pode estar errada.
– Análise de Competitividade
Neste processo de avaliação, são analisados o histórico da empresa na mídia (se não há repercussões negativas no passado); certificações; preços; prazos de entrega; formas de pagamento e outros.
Lembrando que por se tratar de gestão de alimentos, o nutricionista deve acompanhar todo esse processo e claro, a segurança vem sempre em primeiro lugar, antes do preço.
Em seguida, temos a qualificação, voltada à Segurança dos Alimentos. Ocorre da seguinte forma:
PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO
O profissional de nutrição deverá proceder com a visita técnica, para verificar todas as condições de estrutura do comércio; a produção dos alimentos e se as documentações que são exigidas para tal setor estão em dia.
É nesta fase que se verifica também a atualização e revisão de documentos importantes como Registro Sanitário, Manuais de Boas Práticas, POP’s e Plano APPCC.
NA VISITA TÉCNICA
O profissional neste momento deverá checar se o fornecedor cumpre com todas estas exigências. Checar também se a empresa dispõe de serviço de rastreamento, ou seja, a procedência daquele produto, de onde ele veio e como ele foi feito até chegar à sua mesa no estabelecimento.
Uma empresa que forneça carnes, por exemplo, deve apresentar a origem desta, tal qual a região aonde o gado foi criado e as formas como ele foi tratado até o abate. Da mesma forma a que forneça sucos: de onde vem a fruta? Onde é cultivada? Como é cultivada? Dentre outras importâncias do conhecimento do nutricionista.
FASE DE ACOMPANHAMENTO
Esta fase é a de monitoração do recebimentos das matérias primas, na qual se observa: se o produto é entregue refrigerado; se possui nota fiscal e laudos atestando a qualidade; e se o caminhão que fez o transporte está em perfeitas condições atestadas pelos órgãos competentes.
Engana-se quem acha que o processo de qualificação de fornecedores acaba aí. Existe um período de visitas que deve ser mantido, a fim de verificar se a qualidade dos fornecedores permanece. Do contrário, é o momento de escolher a outros parceiros.
É preciso entender que, todo esse processo ajuda também aos fornecedores a crescerem no mercado e manterem as suas parceiras, além de garantir que seu estabelecimento permanecerá por muito tempo atendendo à sociedade.
Quer ganhar dinheiro com comida? ótimo, comece o investimento contratando a uma Consultoria Alimentar para te ajudar. É o primeiro passo rumo ao sucesso.