Deve-se atualizar o POP – Procedimento Operacional Padrão?

Deve-se atualizar o POP – Procedimento Operacional Padrão?

Muitos pensam que o POP – Procedimento Operacional Padrão pode ser elaborado só uma vez, mas, toda alteração nos processos de produção precisa ser documentada

POP - Procedimento Operacional Padrão: Você já tem?

Com relação aos processos de manipulação, de organização, de padronização para as operações de um serviço de alimentação, não existe uma periodicidade específica para a atualização do POP – Procedimento Operacional Padrão. O certo é que os mesmos sejam atualizados sempre que o procedimento descrito sofrer alguma alteração ou porque houve uma mudança nesse processo de manipulação conforme direção do estabelecimento.

Como você já deve saber, o POP – Procedimento Operacional Padrão é um documento obrigatório por lei, conforme a RDC 216 e RDC 275 e cuja fiscalização no seu devido cumprimento cabe à ANVISA, que frequentemente autua os estabelecimentos que descumprem a lei e colocam a vida de seus clientes em risco.

O POP – Procedimento Operacional Padrão contém instruções sobre vários tipos de tarefa e processos, dentro de estabelecimentos que servem comida pronta para consumo ou empresas que fabricam alimentos embaladas à vácuo, congelados ou em conserva, hospitais, indústrias de alimentos, escolas ou empresas produtoras de alimentos.

Este POP – Procedimento Operacional Padrão precisa ter instruções sequenciais para a execução de cada uma das tarefas que fazem parte dos processos de produção desses alimentos e de higienização de equipamentos, utensílios e ambientes, além é claro da manipulação dos mesmos.

E isso diariamente. Tal qual uma receita que se segue passo a passo.

Contudo, nem sempre esses procedimentos duram a vida toda. Muitas mudanças podem ocorrer em função de alguns fatores e diante da menor mudança, este passo a passo deve ser alterado também no POP – Procedimento Operacional Padrão.

Isso é importante, porque ao padronizar e seguir a risca estes processo, o estabelecimento não garante apenas a higienização de equipamentos, das instalações, dos móveis e dos utensílios, da limpeza do reservatório de água, do controle de pragas, mas também reduz o risco de falhas nesse processo que impliquem em uma contaminação severa e provoque a intoxicação alimentar dos clientes, quando em casos mais graves até a morte de alguém.

Algumas situações bem comuns onde o POP – Procedimento Operacional Padrão sofre alteração

Mudança nos processos com novos equipamentos:

Ou ainda, quando ocorre a introdução de um equipamento novo, que interfira no processo de produção e manipulação dos alimentos. Por exemplo, chegou uma nova máquina, que ajuda na separação de ingredientes ou auxilia no processo de montagem das unidades, então esse processo de preparo e distribuição sofre uma alteração. E por conta desta mudança, com a chegada do novo equipamento, também é necessário atualizar o POP – Procedimento Operacional Padrão da empresa.

Mudança na linha de produtos alimentícios e alimentos:

Quando um produto ou alimento é trocado ou sofre uma alteração, é preciso estar atento quando às etapas de higienização. Esta é outra situação que requer a atualização do procedimento operacional padrão do estabelecimento.

Ou mesmo, quando o produto utilizado para higienização de máquinas e utensílios é substituído, e com essa mudança, altera também a forma de limpeza, a concentração do produto em água, os modos de diluição, dentre outros fatores.


Mudança do POP à qualquer alteração nos processos:


Desta forma, sempre que um processo for alterado, o POP – Procedimento Operacional Padrão precisa ser atualizado. Desta forma, na descrição do POP – Procedimento Operacional Padrão, deverá constar qual foi o tipo de alteração ocorrida no processo, se houve uma nova etapa que foi implementada ou ainda, se uma etapa que antes era frequente, agora não existe mais.

E esse documento deverá ser atualizado sempre, com relação a maneira como aquela operação é realizada todos os dias. Assim, o POP – Procedimento Operacional Padrão PRECISA estar constantemente atualizado, tão logo surja uma alteração na maneira como se realiza a receita; a higienização dos equipamentos, ambientes, utensílios ou mesmo os processo de manipulação interna na empresa.

O POP – Procedimento Operacional Padrão é muito importante para que o estabelecimento mantenha a qualidade e a segurança alimentar em toda sua linha de produção. implantar pra que esse procedimento realmente seja realizado da maneira correta todos os dias.

Entre em contato:

Entre em contato com a gente ao atualizar o POP – Procedimento Operacional Padrão do seu estabelecimento. A Consultoria Alimentar é o primeiro passo para que seu negócio tenha sucesso. Aqui, nós caminhamos lado a lado com você.

Atendemos à empresas de diversos segmentos, em quaisquer situações e podemos lhe ajudar em tudo que a sua empresa precisar. Veja porque estamos no mercado há mais de 20 anos.

Entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?