O Shelf Life e os cuidados com a saúde dos consumidores

O Shelf Life e os cuidados com a saúde dos consumidores

Não é apenas a ANVISA que está de olho no uso indevido de aditivos nos alimentos que aumentem o seu Shelf Life. Agora, é o consumidor que decide visando a saúde

Existe todo um critério que a ANVISA acompanha e que é rigoroso para a indústria de alimentos, quando o assunto é Shelf Life. O Shelf Life ou “tempo de prateleira“, é o tempo que um produto perecível consegue durar do instante em que é disposto na prateleira do supermercado, até ser aberto e consumido na mesa do cliente.

É fato que as indústrias de alimentos estão investindo constantemente, para alcançar um Shelf Life que atenda às necessidade tanto do público consumidor quanto da cadeia de produção, até porque, a redução de perdas e devoluções visa a boa saúde financeira da empresa e a qualidade que a marca reflete no mercado.

Logo, um produto que dura mais tempo, permanece gostoso e saudável e ainda por cima tem um bom preço, tem sucesso garantido no supermercado.

E como isso funciona?

A fim de garantir maior espaço no mercado e não abrir brecha para os concorrentes, muitas empresas resolveram por conta própria reduzir ou mesmo eliminar o uso de aditivos artificiais, explorando aditivos e ingredientes naturais – que acabaram deixando os alimentos mais saborosos e claro, muito mais saudáveis.

Esta é uma decisão que exige muito investimento em estudos e também em estrutura, mas que vale a pena.

Dois bons exemplos dessa mudança, são a troca de conservantes e corantes que já acontece em muitos produtos. O extrato de alecrim em substituição ao sorbato de potássio (conservador artificial bastante utilizado pela indústria) e a substituição de corantes artificiais como o amarelo tartrazina por corantes naturais como o urucum.

As embalagens agora também “embalam” mais saúde

Em busca de garantir a saúde alimentar e atender as demandas que aumentam em busca do produto “clean label”, algumas indústrias foram além e começaram a buscar alternativas fora da cozinha, como por exemplo, as embalagens que protegem os alimentos desde a saída da fábrica, passando pelo mercado à chegada às mesas dos clientes.

Neste cenário, já existem por exemplo, embalagens que protegem os alimentos desidratados contra o vapor de água, e também embalagens ativas que interagem com o alimento, favorecendo a um prazo de validade maior ao produto, sem interferir no seu sabor ou qualidade.

Há ainda, um outro tipo de embalagem inteligente, ainda pouco difundida, que avisa ao cliente quando o alimento já não está mais próprio para o consumo.

Existem ainda embalagens desenvolvidas em parceria com novas tecnologias de conservação, como é o caso de embalagens flexíveis resistentes para alimentos processados por alta pressão. Muitos desses alimentos não necessitam mais de aditivos para alcançar o shelf life desejado.

E tudo isso, faz a diferença no mercado.

A demanda tende a aumentar neste cenário?

Sim e cada vez mais! O público quer consumir mais saúde no prato e a todo momento, mesmo quando está na rua em atividade.

A busca por mais disposição e uma maior longevidade, fazem do ser humano um consumidor mais atento ao que deseja para si, daqui à alguns anos. Sem contar que em tempos de crise, ter a garantir de que um produto guardado não perde a qualidade, o sabor e nem prejudica a saúde, é um fator muito importante.

Ninguém quer “jogar dinheiro fora”, mas também, a saúde vem em primeiro lugar.

Esta é uma necessidade que sempre fez parte do dia a dia do homem. A busca por alternativas que conservem pelo máximo de tempo o seu alimento, deu origem ao longo da história a métodos até hoje utilizados, como a fermentação e a salga, por exemplo.

É essa mesma preocupação que hoje, graças aos conhecimentos adquiridos e à tecnologia disponível, faz com que seja possível alcançar um shelf life desejado – isto é, sem o uso de aditivos e sem comprometer a saúde de ninguém.

Por este motivo, contar com o apoio da Consultoria Alimentar na implantação das normas de Segurança de Alimentos em sua empresa, faz toda a diferença tanto no seu Shelf Life, quando no seu fluxo de vendas.

Proporcionando mais saúde, satisfação e bem estar, à mesa dos seus clientes.

Entre em contato!

Não perca tempo e entre em contato com a gente. Atendemos empresas de diversos segmentos e podemos lhe ajudar em tudo que a sua empresa precisar. Veja porque estamos no mercado há mais de 20 anos.

Entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?