Por que o controle de temperatura dos alimentos importa?

Por que o controle de temperatura dos alimentos importa?

Manter o controle de temperatura dos alimentos servidos em seu restaurante é garantir que os mesmos tenham muito mais sabor e saúde, fidelizando à clientela!

Consultoria Alimentar: Por que o controle de temperatura dos alimentos é tão importante?

Quando você vai ao restaurante e escolhe o que deseja comer, não imagina o quanto o controle de temperatura dos alimentos é importante, para garantir mais saúde e saciedade à sua refeição.

Assim, são muitos os procedimentos que garantem essa qualidade dos alimentos, tais como a higiene com os equipamentos e utensílios, capacitações do manipulador e claro, o controle de temperatura dos alimentos nos equipamentos que os armazenam, preparam e servem a comida.

É através do controle de temperatura dos alimentos, que o estabelecimento evita por exemplo o surgimento microbiano, que pode implicar nas famosas DTA’s – Doenças Transmitidas por Alimentos.

Por que cuidar do controle de temperatura é necessário?

O controle de temperatura dos alimentos impede que micro-organismos perigosos surjam e se proliferem provocando mal estar e intoxicação nos clientes. Por exemplo, o Bacillus Cereus, Escherichia Coli e o Staphylococcus Aureus, são micro-organismos que se proliferam rapidamente em uma temperatura entre 5º e 59ºC.

Por isso, a Consultoria Alimentar possui papel fundamental no controle de temperatura dos alimentos, com a implementação e o acompanhamento de planilhas durante processos que avaliam cada tipo de alimento e os equipamentos nos quais estarão dispostos para consumo.

Se por acaso, qualquer temperatura estiver inadequada, serão promovidas as devidas correções como por exemplo o reaquecimento ou resfriamento de forma rápida, conforme o tipo de alimento a ser servido.

Com o auxílio de uma equipe de nutricionistas experiente e preparada, torna-se primordial também promover a capacitação dos funcionários e colaboradores do estabelecimento, justamente para que todos consigam garantir o ideal controle de temperatura dos alimentos e outros processos que complementam a segurança alimentar.

E quando o alimento chega ao estabelecimento?

Nesses casos, também é necessário proceder com o controle de temperatura dos alimentos, assim que o restaurante os recebe do fornecedor.

Isso porque se os alimentos chegarem em temperatura inadequada, tal fato já implica no comprometimento da carga e possivelmente será necessário devolvê-la ao fornecedor, antes que haja o risco de servir alimentos estragados ou comprometidos.

O controle de temperatura dos alimentos é obrigatório por lei!

Mais um bom motivo para que você tome cuidado com esse processo ao servir comida no seu restaurante. Conforme o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, na RDC n° 216/2004, é obrigatória a aferição de temperaturas para conservação dos alimentos e prevenção das DTA’s.

Por exemplo, quando se trata das temperaturas dos alimentos congelados e refrigerados, enquanto matéria prima para produção de outros pratos, estes devem estar adequados aos seguintes valores, tão logo cheguem ao estabelecimento:

controle de temperatura dos alimentos
Consultoria Alimentar: Como manter o controle de temperatura dos alimentos?

E existem muitas outras temperaturas adequadas que se encaixam nos processos de preparação, distribuição e disposição dos alimentos nos equipamentos. Você não pode ignorar esses processos!

Não basta apenas comprar, retirar da geladeira e levar para o forno ou fogão para depois servir. Dependendo de como esteja, o risco de prejudicar a todo o negócio e jogar o investimento no lixo é grande.

Entre em contato com a Consultoria Alimentar!

Ao cuidar do controle de temperatura dos alimentos de seu restaurante, entre em contato com a Consultoria Alimentar para elaborar todos os passos necessários para cada uma das situações.

Atendemos à empresas de diversos segmentos, em quaisquer situações e podemos lhe ajudar em tudo que a sua empresa precisar. Veja porque estamos no mercado há mais de 20 anos.

Entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?