SALA DA NOTÍCIA Sarah Ramires Cortez
A próstata é uma glândula que apenas os homens têm, fica localizada embaixo da bexiga e na frente do reto. Com o passar dos anos, essa parte do corpo pode ser afetada por diversas doenças, como:
- Câncer de próstata: formação de um ou mais tumores nessa estrutura;
- Prostatite: inflamação ou infecção;
- Hiperplasia benigna da próstata: doença caracterizada pelo aumento da glândula, o que causa problemas urinários.
Diversos fatores influenciam o desenvolvimento das patologias relacionadas à próstata e quais devem ser evitados. Como explica a nutricionista Dra. Rita Novais.
O estudo divulgado no The American Journal of Clinical Nutririon, homens que bebiam cerca de 330 ml de refrigerante diariamente apresentaram um aumento de 40% no risco de desenvolver a doença.
Carnes processadas, como presunto, linguiça, salsicha e alimentos queimados são alimentos que aumentam o processo inflamatório e podem aumentar a próstata, por isso, devem ser evitadas.
O açúcar em excesso pode desregular a produção adequada de colesterol a nível hepático e consequentemente desregula o sistema hormonal predispondo a próstata a disfunções.
Para evitar os possíveis problemas na próstata deve- se:
- Consumir diariamente e em todas as refeições legumes e verduras (couve, rúcula, brócolos, espinafres);
- Consumir diariamente 2-4 porções de frutas frescas (maçã, frutos vermelhos, papaia, melancia, ameixa, goiaba vermelha, cereja etc.) e oleaginosos (amêndoas, semente de abóbora, semente de girassol etc.);
- Consumir com frequência cereais integrais e complexos (arroz integral, arroz, vermelho e preto e quinoa)
- Adicionar sementes às refeições (chia, linhaça, abóbora).
O salmão, a sardinha, atum e truta, são ricos em ômega-3, uma gordura que previne inflamações no corpo e aumenta os níveis de colesterol bom.
O licopeno presente (tomate goiaba, melancia, mamão, caqui, toranja, cenouras cozidas e pimentões vermelhos) cozidos acumula-se, principalmente, na próstata, impedindo a inflamação dessa região. Um estudo da McGill University, de 2004, comprova que o consumo de tomate é um grande aliado para a prevenção do câncer de próstata.
O consumo desses alimentos ajuda a prevenir a prostatite e a retardar o desenvolvimento e a progressão do tumor na próstata, inclusive em pacientes que já sofrem com esta doença. O ideal é consumir os peixes, ao menos, duas vezes por semana.
Conforme a Prostate Cancer Foundation divulgou, os alimentos ricos em antioxidantes conseguem impedir o processo inflamatório dos tecidos, o que também reduz as chances de se formarem tumores na próstata.
A utilização de alguns fitoterápicos podem ser utilizados para auxiliar no tratamento da próstata como : cúrcuma longa, saw palmetto, Pygeum Africanum, urtica dioica mas estes devem ser utilizados sob prescrição do profissional habilitado em fitoterapia.
Acompanhe a Dra. Rita Novais nas redes sociais.
https://instagram.com/nutricionista_ritanovais?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Fonte: https://gazetadasemana.com.br/noticia/93272/novembro-azul-cancer-de-prostata