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Alimentação nas férias

Alimentação nas férias

Férias pode ser sinônimo de sair da rotina. Nessa época é normal não seguir o plano alimentar 100%, seja pela vontade de relaxar e não se preocupar, acesso limitado (ou muito amplo) a comida, consumo de bebida ou horários irregulares.
 Algumas adaptações são possíveis para fazer escolhas inteligentes e não comprometer a perda de peso nos momentos de animação. A nutricionista Dra. Rita Novais nos dá algumas dicas bem legais para conseguirmos manter uma dieta saudável mesmo durante as férias.

Consuma seu desjejum com água e frutas variadas. Pegue um café ou chá, escolha uma fonte de proteína e evite os pães, bolos e doces. Esses alimentos só vão causar mais fome e vontade de doce por conta do seu alto índice glicêmico.

Ao sair para os passeios leve um saquinho de sementes e frutas secas junto com você, assim você evita a fome excessiva no almoço e jantar. Mas se seu destino for frio Nuts ou barrinha de proteína ou chocolate amargo 70% também são boas opções para ter na bolsa.
Você tira férias, seu corpo não. Ele está lá trabalhando igual a todos os dias. Por isso, tente manter refeições saudáveis na medida do possível, ninguém engorda se consome um pedaço de doce hoje ou um prato da sua preferência, mas os excessos todos os dias sim causa o aumento do peso.
Escolha situações mais especiais para consumir bebidas alcóolicas, não exagere e consuma intercalando com muita água.
Sempre que puder, vá de um ponto turístico ao outro andando. Além de permitir conhecer mais do lugar em que está visitando, ainda estimulamos a circulação e a queima calórica. Se conseguir manter uma atividade física no hotel ou durante as férias é importante.
Os nutrientes fornecidos por legumes e verduras são essenciais para o funcionamento do corpo. Quando ficam escassos pode ocorrer: baixa energia, câimbra, dificuldade de concentração, mudança de humor, inchaço e queda da imunidade.
Experimente as comidas típicas, mas não exagere na porção.
No próprio hotel, é sempre bom evitar excessos. O esquema ideal, é tentar fazer um café da manhã parecido com o feito em casa. No almoço, para não ter mal-estar e atrapalhar os passeios, o melhor é evitar alimentos muito gordurosos. Carnes magras (frango e peixe), saladas e legumes cozidos compõem a combinação ideal para a refeição noturna.

Se conseguir, é sempre bom evitar sobremesas e bebidas alcoólicas, o consumo destes alimentos para algumas pessoas geram compulsão.
Não se esqueça de nos intervalos consumir água para evitar a desidratação e prender o intestino.
Aproveite as férias, escolhas saudáveis fazem com que você tenha uma viagem tranquila, evitando o ganho de peso e sem causar problemas digestivos.
Coma com moderação.


Acompanhe a Dra. Rita Novaes nas redes sociais.
https://instagram.com/nutricionista_ritanovais?igshid=YmMyMTA2M2Y=

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