Search
Close this search box.

Aprenda como manter seu corpo hidratado no verão

Aprenda como manter seu corpo hidratado no verão

Água filtrada ou mineral deve ser sempre uma das primeiras escolhas.

Nosso corpo é constituído por 70% de água desta forma é essencial para manter o funcionamento do nosso organismo. É interessante não esperar sentir sede, pois sentir sede já um sinal inicial de desidratação.

Segundo a nutricionista, Rita Novais, a orientação para adultos e idosos (sem doenças do coração ou insuficiência renal) é ingerir 30 ml por quilo de peso distribuído ao longo do dia. Principalmente no verão, deve-se tentar beber água durante todo o dia, dividindo o volume total em pequenas quantidades.

“A água filtrada ou mineral deve ser sempre uma das primeiras escolhas. Mas dá para variar ao longo do dia com sucos naturais, alimentos ricos em água (melancia, melão, água de coco), água saborizada e chás.”

A ingestão de bebida alcoólica, pelo efeito diurético, também pode piorar a desidratação, ingerir copos de água entre os copos de bebida alcoólica pode reduzir a desidratação. Mas a ingestão de bebida alcoólica deve ser com moderação, ressalta Rita Novais.

Durante a prática de atividade física, há perda de água e sais minerais pela transpiração. Se não houver a reposição, pode ocorrer um desequilíbrio na regulação da temperatura do corpo, diminuindo o rendimento do treino e gerando problemas à saúde. Tanto durante uma atividade física como quando estamos expostos ao sol, o cuidado deve ser redobrado, pois o aumento da temperatura corporal leva à perda de líquido pelo suor, e por consequência, o aumento do risco de desidratação, salienta a nutricionista.

“É fundamental iniciar a atividade física já hidratado (ingerir em torno de 500 ml de água 2 horas antes) e beber água durante o treino. A recomendação geral é 150 a 300 ml de água em intervalos a cada 20 min. Essa ingestão de água deve ser de acordo com a sua transpiração e a velocidade do esvaziamento gástrico, o que significa que se você não estiver aguentando ingerir 300 ml.”

 A desidratação pode ser classificada como leve, moderada e grave. Nos casos de desidratação grave pode ocorrer queda da pressão, perda de consciência, convulsão e coma, finaliza.

Conheça nossas mídias sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/pirapopnoticias

Instagram: https://www.instagram.com/pirapop_noticias

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/IbhgJV9OmuPGafDggyAZyx

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCrWfubY4QWA68LP_soBpLyg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *